A compreensão da importância do meio ambiente para o homem é fundamental desde a mais tenra idade. Temos que ter em mente que uma das missões do Rosacruz é preservar seu planeta da mesma maneira que preserva, da forma mais íntegra possível, seu ser físico e espiritual. “Terra humanitas que una sunt”. (Terra e humanidade são apenas uma). Quem nunca se pegou contemplando o céu, as nuvens, os mares, as florestas, as flores, os animais e ficou extasiado diante de tanta beleza? Lembremo-nos de que o planeta Terra é nossa casa comum, o habitat da vida como nós a conhecemos e que ela não nos pertence, mas sim, a toda as espécies que nela tiveram origem e habitam. A Beleza da Terra é única!
A Estimulação da Natureza
Harvey Spencer Lewis “Levanta-te, minha amada, formosa minha, vem a mim, Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi! As flores começam a aparecer na Terra, O tempo do canto dos pássaros está chegando, E o arrulho da rola já pode ser ouvido.” – Cântico dos Cânticos, 2:10-12 Como a primavera é linda! Quanta promessa e quanta esperança ela contém! Quando retira a máscara da tragédia, a vida revela seu aspecto radiante de amor, de alegria e de beleza. Toda a natureza nos ensina a nos alegrarmos. Somos testemunhas de um renascimento da natureza, da encarnação das árvores e das flores – de uma nova promessa. A vida nos incentiva sempre. O fato de a vida ser encorajadora prova que o universo é amigável. “Amigável?”, pergunta você com surpresa, pensando nos conflitos e nas revoluções que acontecem em tantas partes do mundo. Sim, repito, o universo é amigável porque cabe a nós governá-lo. As leis que o governam são imutáveis. A resposta é invariável. É como um automóvel magnífico muito poderoso ou uma peça de um mecanismo complicado que nos prestam serviços maravilhosos uma vez que aprendemos a utilizá-los convenientemente e a prestar atenção neles de maneira adequada. É como acontece com nosso corpo. Que alegria suprema um corpo saudável, flexível e belo pode nos dar! Mas quanto conhecimento e quanto esforço são necessários para cultivar e manter a graça, o vigor e a força! O mundo é mais que uma simples máquina. É um elemento de beleza e uma fonte de inspiração e de alegria perpétuas. Segundo as palavras de Goethe, nosso corpo é “a veste do Deus Vivo, tecida no tear do tempo”. Na natureza, o artista, o poeta e o sábio encontram um alimento perpétuo. Ela descansa aquele que está cansado e tranquiliza o inconsolável; cura o doente; propicia uma cena viva e um pano de fundo no panorama da vida. O primeiro dom da vida é a lei do amor, que é a lei suprema do universo. Não há nada no mundo mais magnífico que o amor. Exatamente porque o amor existe é que a vida vale a pena ser vivida sempre. O amor é uma transfiguração. As tarefas mais sórdidas se tornam sublimes quando o amor entra em cena. A mãe envolve seu filho de amor e esquece as dores por que passou. O amor suscitou todas as realizações e todos os atos heroicos. Aquele que não passou pela experiência do amor é verdadeiramente pobre. O que importa a pobreza do presente? O que importam as provações e as tribulações do passado? O amor, como o arco-íris, projeta sua beleza sobre todas as coisas. A força do amor A amizade entre Davi e Jônatas se tornou imortal na literatura. Durante catorze anos, Jacó serviu a Labão para merecer sua filha Raquel; Emily Sedwick esperou vinte anos pelo poeta Tennyson. O grande ensaísta inglês Charles Lamb dedicou sua vida à sua irmã Mary, quando ela foi tomada por crises de loucura. O interesse brilha em nossos olhos quando ouvimos pronunciar os nomes de Romeu e Julieta, de Tristão e Isolda, de Paolo e Francesca – os amantes mais famosos do mundo. O amor! “Ah, doce mistério da vida, pelo menos eu o encontrei… É o amor, e apenas o amor, que o mundo procura”. Ele não ouve o dinheiro. Ele não se comanda. É um atributo de Deus. Quando a vida tem um dom tão maravilhoso a oferecer, pode ela alguma vez perder seu sabor e seu charme? Esse dom está à nossa disposição – será que alguém está privado dele? Não, meus amigos. Basta que vocês ouçam seus corações e Deus os inundará com uma corrente tão poderosa que vocês tocarão o alto dos Céus no mais divino êxtase e felicidade. Não temos necessidade de suspirar diante do sonho de amor dos jovens porque a amizade pode pertencer a quem a saiba ver. Isso pode parecer uma afirmação bem banal, mas uma grande amizade se conquista e não se ganha como um prêmio de loteria. Falo de alegrias que todos podem alcançar. Ainda mais sublime que a amizade, há um amor que se irradia a serviço do mundo. É o amor que você dá e não o amor que você recebe que transforma sua personalidade. Como diz com grande propriedade a poetisa americana Sara Teasdale: “O que te dou, a ti Que me amas profundamente e há tanto tempo? Que nunca deu asas à minha mente, Nem deu a meu coração uma canção? Mas, oh! a ele, que amei, Que jamais me amou, Dou a pequena porta Que atravessa a parede dos céus.” Todos aqueles que não têm amor na vida podem encontrar uma alma solitária, decepcionada, para derramar seu amor desmedido, divino, sem pensar em retribuição ou recompensa. Não pense nem por um instante que seu amor está perdido. Quem ama divinamente faz de Deus seu devedor. Que prêmio mais elevado o universo pode lhe oferecer? Cada um de nós pode encontrar uma obra, uma causa a servir para uma elevada dedicação da alma – para servir porque assim o desejamos, porque assim acreditamos, porque queremos ser uma pedra na construção do templo e um soldado a mais no glorioso exército de nossos sonhos. A força do momento Nesta magnífica estação, quero de todo o meu coração partilhar com vocês o amor e a alegria que enchem meu ser. Desejo que vocês sintam seus corações mais leves, suas almas em paz, seu desejo de viver mais forte, sua determinação de fazer e ousar mais firmes, sua confiança em si mesmos e no trabalho de nossa tão amada Ordem inabalável. No Bhagavad-Gita, Krishna diz ao trêmulo Arjuna que se esquivava da batalha: “Por que todo esse medo? A vitória é tua. Entra na batalha e luta.” Diz-se que o momento mais sombrio é aquele que precede a aurora. Vocês podem estar nesse momento decisivo em suas vidas. Seus rostos estão voltados para o oeste e está bem escuro. Tudo o que
A Ecologia
Jean-Philippe Deterville, FRC Durante muitos séculos o homem não se preocupou em proteger a Terra, considerando-se rei e mestre por direito divino. Neste sentido, a chegada de certo progresso industrial e técnico serve para racionalizar o desperdício sistêmico dos recursos naturais, a destruição da biosfera e o envenenamento da agua e dos alimentos. Este balanço pode parecer grave, por isso a humanidade está em uma encruzilhada e o homem deve entender que é hora de salvar o que ainda pode ser salvo. A ciência deve ser colocada a serviço da mais pura ética. Voltando à ecologia, para um Rosacruz não significa simplesmente proteger o meio ambiente natural. Na verdade, há ecologia espiritual na origem da ciência ecológica moderna. Em outras palavras, para compreender o valor da ecologia é preciso unir conhecimento e espiritualidade. O ambiente natural e sua proteção deveriam vir principalmente de uma abordagem espiritual, ou seja, se o homem não é capaz de cuidar da integridade do seu corpo físico, voluntariamente empobrecendo-o com falta de higiene de vida e pensamentos negativos, não pode restaurar a harmonia do ecossistema. Pais e mães, a nossa responsabilidade como místicos é muito grande neste período em que o obscurantismo tende a prevalecer e a irresponsabilidade tornou-se um modelo de vida. Não é preciso ser um iluminado para perceber que a humanidade já está pagando pelos erros do passado. A água está se tornado um dos bens de consumo mais raros do planeta, várias espécies de animais correm o risco de extinção, a camada de ozônio está seriamente ameaçada, pela falta do cuidado para manter nosso ar sem poluição, nossas terras estão sendo exploradas sem uma conscientização de regeneração etc. E o que é pior ainda, o abismo entre os ricos e pobres aumenta visivelmente, a desigualdade cresce na mesma proporção que a população e, por conseguinte, aumenta a intolerância, a pobreza e a injustiça. Precisamos aprender o cuidado com o nosso lar planetário e passar os conceitos para a sustentabilidade, para nossas crianças e jovens. Este é o momento de se envolver. Mesmo porque, sob a ótica da reencarnação, estamos preparando o nosso futuro e o de nossas crianças. Nosso dever é tomar consciência da situação e agir. Naturalmente temos que continuar orando, meditando e visualizando, mas também temos que dar o exemplo, praticando ações para o bem comum. Assim, gostaria de propor que neste mês todos refletissem e meditassem sobre a maneira como poderiam contribuir para a defesa do meio ambiente. Nossa Terra é o santuário de todos os seres vivos que nela habitam e, como tal, temos que protegê-la. Certamente suas meditações sobre este tema serão uma ajuda preciosa para o futuro da humanidade. Gostaria de insistir que é nosso dever manter em todas as circunstancias uma atitude positiva baseada na tolerância, na não-violência e na coragem e justiça. O universo inteiro está ligado e o menor pensamento vibra no diapasão do todo. Portanto, os pensamentos constituem os elementos espirituais da nossa biosfera. Ciente disso, os pais rosacruzes também podem agir de forma eficaz a serviço do belo e do bem, tanto no nível espiritual quanto físico e no material. É importante fazer todo o possível para que a humanidade possa usar todos os meios à sua disposição para proteger a nossa Mãe Terra.
Carta da Terra
A Grande Loja aderiu recentemente à iniciativa da Carta da Terra que é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. A Carta da Terra busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação. Princípios Para se atingir uma visão compartilhada de valores básicos que proporcione um fundamento ético à comunidade mundial emergente, a Carta da Terra está estruturada em quatro grandes princípios. Estes princípios são interdependentes e visam a um modo de vida sustentável como padrão comum. Espera-se que através deles a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais seja dirigida e avaliada adequadamente. Respeitar e cuidar da comunidade de vida Integridade ecológica Justiça social e econômica Democracia, não-violência e paz “… O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. ” Carta da Terra Saiba mais: www.cartadaterrabrasil.com.br
Movimento Rosacruz para uma Ecologia Espiritual
Ecologia Espiritual A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, AMORC esteve, ao longo da história, atenta, sensível e atuante nas sociedades onde participou, como uma Organização místico-filosófica em busca do bem-estar das pessoas e das nações. No início do século XVII o velho mundo atravessava um momento muito peculiar marcado por guerras religiosas, doenças, explorações marítimas, o Renascimento em curso permeado de Humanismo e o advento de uma nova forma de fazer ciência. Os recém descobrimentos da pólvora, da bússola, do tipo para impressão moldavam um cenário que ainda tinha muito do que chamamos de medieval. No início da idade moderna havia um aspecto que exercia uma influência fundamental no progresso e desdobramento de todos os outros que viriam a seguir, e que os Rosacruzes da época, notadamente Francis Bacon, René Descartes, John Dee e Johann Valentim Andreae se empenharam para alterar: o paradigma religioso centrado em um modelo construído desde o século V da nossa era, a partir da queda do Império Romano. Baseado na sociedade feudal esse modo de vida se acentuou nos séculos seguintes fundamentado em valores anacrônicos cuja ética paternalista viria a ser tão bem criticada por Max Weber no século XIX, em sua célebre obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Havia a necessidade de mudança e de se lançar um novo olhar para o mundo e a sociedade. Neste momento, importante para o lado ocidental do planeta com intervalos breves os Rosacruzes anunciaram a sua volta através de três Manifestos – o Fama Fraternitatis, o Confessio Fraternitatis e o Bodas Alquímicas de Christian Rosenkreuz. Eles representaram para muitos uma luz no final do túnel, sendo chamados por alguns historiadores como verdadeiras tábuas para náufragos. Esses Rosacruzes se empenharam em alterar o status quo vigente através de um conjunto de medidas e ações que historicamente foi denominado de Movimento Rosacruz. O intento foi vitorioso na medida em que as tábulas de Bacon, o método cartesiano, a humanização da arte, o advento de um novo paradigma científico, o Iluminismo e até o Positivismo surgiram em decorrência deste Movimento. Hoje, os Rosacruzes se ocupam em perpetuar esta milenar Tradição e se empenham em torná-la o mais conhecida possível a um número cada vez maior de homens e mulheres de boa vontade. Entretanto, tal qual os Rosacruzes do Século XVII há um aspecto que não quer calar e que tem sido uma preocupação constante desde a edição do mais novo Manifesto Rosacruz, o IV Manifesto – chamado mui apropriadamente de Positio Fraternitatis Rosae Crucis, editado no 1º dia do Terceiro Milênio. Trata-se da questão ambiental. A saúde do planeta vem recebendo uma atenção muito especial por parte do nosso Imperator e Presidente da Suprema Grande Loja, Frater Christian Bernard que tem defendido um posicionamento ético em relação ao meio ambiente, visando a preservação e a conscientização dos nossos membros e até mesmo da sociedade em geral. Como um Manifesto contemporâneo a favor do meio ambiente e suas imbricações, os Rosacruzes têm, através do seu presidente mundial, uma posição clara na manutenção do bem estar das pessoas, povos e nações. Esta posição foi resumida num convite para uma tomada de consciência, séria, ética, responsável e mística sobre a Terra e à humanidade. Ela está resumida no documento que ele mesmo denominou “Exortação Rosacruz para uma Ecologia Espiritual”. Este documento, mais do que lido e meditado deve ser praticado através de pequenas e grandes ações que certamente no futuro poderão fazer muita diferença para o nosso mundo. Convidamos a ler e praticar o convite do nosso Imperator Émerito para uma nova Consciência a nosso respeito e de nossa relação com a Mãe-Terra. DOWNLOAD LITERATURA






