O Rosacruz e o Meio Ambiente

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A finalidade deste trabalho é mostrar brevemente a relação entre a Física e seu ensino com o estudo do meio ambiente, conforme diretrizes atuais no Brasil e no mundo, mostrando a importância da cultura ambiental para o homem.

O Meio Ambiente pode ser uma excelente proposta para tema transversal no Ensino Fundamental (antigo 1º grau) e Ensino Médio (antigo 2º grau), além de disciplina curricular. A Educação mundial necessita incluir a compreensão da natureza, dos meios de preservação da fauna e da flora, em especial o Brasil, rico nestes aspectos.

Também a importância da água, por ser vital ao surgimento e manutenção da vida assim como pela abundância com que se apresenta na natureza.
Após cada seção vamos fazer uma simples proposta de harmonização, para ilustrar a relação homem-natureza, buscando reforçar interiormente naqueles que a realizarem a convicção de que o Deus de nosso coração é único e o Criador de tudo o que nos cerca. Após alguns minutos retorne sempre ao estado natural de vigília.

O meio ambiente: uma proposta mística

A compreensão da importância do meio ambiente para o homem é fundamental desde a mais tenra idade. Temos que ter em mente que uma das missões do Rosacruz é preservar seu planeta da mesma maneira que preserva, da forma mais íntegra possível, seu ser físico e espiritual. Em seus estudos internos a AMORC mostra como o estudante de misticismo deve conhecer importantes aspectos básicos da Física, em relação direta com a compreensão dos princípios místicos por ela desenvolvidos ao longo dos anos.

O estudo do meio ambiente abrange não somente as Ciências Biológicas, mas é importante a relação com a Física na Hidrostática1 e nos fenômenos térmicos, como os aqui descritos.

Em vários países do mundo dedicam-se dias do ano civil para o meio ambiente e para a conscientização do papel que a água desempenha na preservação da espécie humana. O verdadeiro Rosacruz deve participar dessa conscientização, pois é algo que aflige e atinge a todos. Devemos ter a consciência plena do papel que desempenhamos em cada encarnação, e do que vamos deixar para os nossos descendentes. A Terra comunga em energia e consciência com aqueles a quem abriga e, sendo conhecedores do plano físico e também do plano espiritual, temos o dever de divulgar a preservação ambiental.

Muitas escolas públicas já incluem em sua grade curricular a disciplina “Meio Ambiente”, e as escolas particulares propõem assuntos transversais que veiculam a natureza como tema. Aliás, o meio ambiente é um tema interdisciplinar e/ou transversal com qualquer disciplina do Ensino Médio ou Fundamental. As escolas podem e devem propor projetos que veiculem como título e conscientização a água e o meio ambiente.

Individualmente podemos nos harmonizar constantemente com tudo o que nos cerca.

Harmonização: basta olhar para uma paisagem, respirar profundo, sentir direta­mente na pele ou mesmo no paladar as forças da natureza, ouvir uma melodia como o cantar dos pássaros ou o ruído da água doce ou salgada. Assim fica claro como os cinco sentidos podem interagir com o meio que nos cerca. Buscar uma harmonização de todos os sentidos com um lugar da natureza.

O ciclo hidrológico

Vamos mostrar a questão da água. Na atmosfera, o vapor d’água não possui odor ou cor, e se mistura livremente com os outros gases da atmosfera terrestre, em percentuais bem menores por causa das correntes de convecção geradas pelo aquecimento desigual da terra e da água.
Alta tensão de superfície, coesão molecular, forças de adesão a outras superfícies, são algumas das características físicas que fazem da água um elemento tão importante na biosfera da Terra.

Mas, o que é biosfera?
É a porção da Terra na qual toda forma de vida conhecida existe. Esta ocupa ou distribui-se em uma fina camada de ar (atmosfera), água (hidrosfera) e terra (litosfera).

Temos a água nos seguintes estados, na natureza:

  1. Estado sólido (gelo): onde as moléculas estão arrumadas como cristais de gelo, muito próximas, procurando evitar a mudança de forma.
  2. Água líquida: as forças atrativas entre as moléculas diminuem e estas começam a se mover, tomando então a forma do seu recipiente.
  3. Vapor d’água ou gasoso: as moléculas da água movem-se muito rapidamente e não estão conjuntamente ligadas, aumentando o espaçamento entre elas.

Harmonização: Quando estiver próximo a uma grande massa de água pense em ser uno com ela. A água possui efeito calmante e purificador. Imagine-se, de olhos fechados, como parte do local.

Energia térmica
As mudanças de fase, como descritas acima, só são possíveis quando há variação de temperatura ou fluxo de calor entre dois ou mais sistemas. Exemplo: em um copo de água com gelo a 0° C, a temperatura permanece constante até que todo o gelo seja fundido. Mas para onde foi o calor?
A energia foi usada para desfazer a estrutura cristalina interna dos cubos de gelo e provocar a fusão. Pelo fato desta energia térmica não estar associada à mudança de temperatura, mas de estado da matéria, geralmente é chamada calor latente (oculto), ou seja:

– Quando a energia é absorvida, a mudança de fase ocorre assim: sólido ® líquido ® gasoso (vapor).
– Quando a energia é liberada, ocorre assim: gasoso (vapor) ® líquido ® sólido.

Como modelo didático segue o diagrama de fases na página seguinte. Ele descreve as mudanças de fase da água, elemento básico na vida em nosso planeta e no universo, assim como a troca de calor associada ao processo de absorção e liberação de energia.

A água circula eternamente através da atmosfera, oceanos, terra e na vida do planeta, assumindo cada estado físico descrito acima. Os processos que envolvem uma mudança de estado requerem que o calor seja absorvido ou liberado. A energia de calor envolvido pode ser medida em calorias2.

Harmonização: Visualize o seu ser em um processo de transformação interior. Assim como os elementos da natureza se transformam como a água, por exemplo, nossa consciência ganha maior elevação mística ao se transformar, passando de elementos menos sutis para elementos que atingem cada vez maiores alturas. Veja seu ser interior elevando-se até o Criador, como acontece com o vapor de água, e “misture” seu ser ao Dele.

A diferença entre gases e vapores

É comum confundirmos os termos acima. Porém, eles são diferentes, principalmente no que se refere à presença da água em estado natural.
Temos antes que definir o que é temperatura crítica: é a máxima temperatura para uma dada substância permanecer como vapor, podendo assim tornar reversível o seu processo de mudança de fase.

Logo, em temperaturas acima deste ponto crítico, ocorre a fase gasosa. Ela não distingue entre o líquido e o vapor de uma substância. O processo aqui é chamado de irreversível, ou seja, não ocorre o retorno ao estado anterior.

Naturalmente presenciamos no meio ambiente os estados sólido, líquido e vapor d’água, representando este seu estado chamado por muitos de “gasoso”. Não é comum encontrarmos a água na condição gasosa na natureza, pois ela deveria estar em um processo irreversível e a uma temperatura de 374,25 ºC, com pressão de aproximadamente 218,3 atm.

Também não podemos confundir gotículas em suspensão da atmosfera com vapor de água. No primeiro caso pequeníssimas partes do líquido estão em suspensão, como vemos acontecer próximo a cachoeiras e após a chuva. A luz solar, ao incidir nestas pequenas gotas, refrata a luz e vemos o famoso arco-íris. No caso do vapor de água, tais gotículas não são visíveis e normalmente vêm associadas à variação de pressão e temperatura.

Harmonização: Da mesma forma que o gás é um processo irreversível, veja seu ser interno libertando-se, de maneira também irreversível, de seus defeitos e de tudo o mais que possa estar atrapalhando sua evolução, até mesmo uma doença. Que se dissolvam na matéria universal.
A proposta maior

Proteger e zelar para que a natureza e seus mananciais sejam preservados é dever de todo ser humano consciente. Logo, todo Rosacruz deve ter como meta de vida estar em comunhão com o meio ambiente que o cerca, agindo localmente e pensando globalmente. E ter maior conhecimento sobre como ele funciona ajudará ainda mais as próximas gerações a manter o que Deus nos legou.

Aprendemos em nossos estudos a importância dos quatro elementos na filosofia universal. Temos que nos lembrar que os antigos nos legaram tal filosofia porque tinham um imenso manancial de observações – a natureza. Esta funciona como um laboratório alquímico que nos mostra diariamente a grandiosa obra da Criação.

Defender ativamente a Natureza, toda a Terra, suas montanhas, seus mananciais aquáticos e os seres que a habitam é papel do verdadeiro místico, pois tudo é magnífica obra do Criador e o homem é o seu administrador. O Rosacruz não deve prejudicar a nenhuma criatura nem por vaidade nem por esporte, pois todos os seres são irmãos menores da Criação. Ao contrário, devemos protegê-los.

Que a interiorização e a percepção de Deus seja cada vez maior em cada ser humano ao entrar em contato com a natureza. Esta é a proposta maior.
Mais do que nunca devemos ter em mente o que diziam os antigos rosa­cruzes e místicos: “A água pura da Verdade leva à compreensão do Mistério Superior da Rosa”.

* Frater Adilio Jorge Marques é pesquisador da URCI, Seção F – Ciências Exatas: Física, Química e Astronomia
Notas: 1. Parte da hidromecânica que estuda o equilíbrio de líquidos, e também de gases, sujeitos à ação da gravidade; 2. Uma caloria é a quantidade de calor requerida para elevar de 1°C a temperatura de 1 grama de água. Assim, quando 10 calorias de calor é adicionado a 1 grama de água, ocorre o aumento de 10°C de temperatura.
Referências: 1. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002, 360p. 2. FERRARO, N. G.; TOLEDO, P. A. Física Básica: volume único. São Paulo: Atual Editora, 1.ed., 1998, 699 p.
Texto extraído do livro:  Exortação para uma Ecologia Espiritual