Soror Maria A Moura

2

09Soror Maria Moura, Primeira Grande Mestre da AMORC no Brasil.

MARIA MOURA

A primeira sede foi instalada no Rio de Janeiro, no edifício histórico “A Noite”, logo após o seu registro oficial.
Um ano depois, houve a mudança para uma casa no bairro Rocha, no Rio de Janeiro, onde permaneceu de 1958 a 1960. Na pilastra do muro, conforme vemos em fotografia, houve a instalação de uma placa de bronze, indicando a nova sede. Esta placa pode ser admirada pelos visitantes e comunidade rosacruz ainda hoje, na exposição “Rosa+Cruz: A trajetória do buscador” em cartaz no Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon.
Os Rosacruzes no Coração de Goiás - Loja Rosacruz Goiânia
Em 1960, a sede da Grande Loja passaria para Curitiba, onde a construção de uma área administrativa e o Grande Templo começaram a tomar forma no bairro Bacacheri. Os dois edifícios, unidos pelo “Portal de Akhenaton” formaram o grande hieróglifo Akhet que quer dizer, na língua egípcia antiga, Horizonte.
Foi na década de 1970 que houve o início da expansão para outros países que falam o português, Angola e Portugal, trazendo a atual nomenclatura de nossa Grande Loja de Língua Portuguesa (AMORC-GLP).
Ao lembrar dessa história, percebe-se o caminho e os desafios que a comunidade rosacruz daquela época enfrentaram e que hoje nos servem não apenas de legado, mas como uma grande lição e incentivo para a continuidade dos trabalhos e serviços prestados por cada membro da AMORC-GLP nos dias de hoje.